Apresentação


       


        A horta sociológica faz parte do projeto de ensino “Horta escolar: reflexões sociológicas sobre o alimento” coordenado pela professora de sociologia Manuela Alvarenga do Nascimento, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara.
  A horta foi criada pela professora junto com os alunos no espaço interno do IFG, sendo inaugurada no dia 3 de junho de 2015 com a plantação de mudas de hortaliças diversas.  O público alvo do projeto são os alunos dos cursos de ensino médio integrado da própria instituição, mas tem uma proposta de integração com os demais servidores que se dispuserem a criar mecanismos de diálogo e interação interdisciplinar. A ideia é criar um espaço de interação teórico-prático dos alunos com a natureza e estimular a reflexão sobre a questão alimentar a partir de suas experiências na horta.
O projeto tem a proposta de uma gestão democrática e participativa que deve ser realizada da seguinte forma, foram criados pela professora cinco grupos de trabalho, são eles: o grupo de  Comercialização,  o grupo do Histórico da Horta, o Grupo de Pesquisa,  o Grupo do Blog e grupo dos Cuidados da Horta.
 O grupo de  Comercialização é responsável pela contabilidade do dinheiro proveniente da venda dos alimentos plantados na horta e também com a função  buscar pontos de venda. O grupo do Histórico da Horta deve conhecer todas as ações que já aconteceram nesta e relatá-las para todos os grupos.  O Grupo de Pesquisa é responsável por procurar informações a respeito de diferentes temas, tendo enfoque naqueles que trarão benefícios para essa. O Grupo do Blog deve mantê-lo atualizado e colocar nele temas que interessarão leitores, os quais procuram informações sobre hortas escolares. Por último o grupo dos Cuidados da Horta tem o dever de capinar a horta e colocar nela veneno orgânico com o intuito de evitar pragas. 
As decisões internas de cada grupo são tomadas coletivamente.  Além do trabalho internamente de cada grupo também existe troca de informações entre os diferentes grupos visando o trabalho em equipe e o melhor para a horta escolar, além de uma maior integração dos alunos,  com foco na socialização de todos os integrantes do projeto.


E-Mail: hortasociologicaifg@gmail.com